21 de dezembro de 2011

PEQUENO HISTÓRICO DO FUTEBOL EM TOCANTINS – 2ª PARTE

FASE PROFISSIONAL

Apenas depois de quatro anos de sua criação (1993), o Estado do Tocantins passou a ter uma competição estadual profissional. Ainda era um futebol um tanto desorganizado. Entrava ano e saía ano tinha time que deixava de disputar o estadual por falta de verba.
Em fevereiro de 1993, o então deputado federal Leomar Quintanilha, presidente da Federação Tocantinense de Futebol, empenhado em consolidar o futebol do estado, viajou para o Rio de Janeiro com o objetivo de viabilizar a concretização de um grande sonho, o de profissionalizar o futebol tocantinense. O resultado da viagem não poderia ter sido melhor. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a profissionalização do futebol tocantinense e anunciou a participação de equipes do estado nas competições nacionais por ela promovidas.
No mês de março, a F. T. F. realizou um congresso, para o qual convidou todas as pessoas do Estado direta ou indiretamente ligadas ao futebol. Na
oportunidade foram traçados os planos para a realização do I Campeonato Estadual Profissional e de Campeonatos Estaduais Amador, Junior e Feminino.

O PRIMEIRO CAMPEONATO PROFISSIONAL

A disputa do primeiro campeonato profissional de Tocantins ocorreu no período de 3 de abril a 26 de junho de 1993. Participaram oito equipes: Alvorada (Alvorada), União Araguainense (Araguaína), Kaburé (Colinas), Gurupi (Gurupi), Intercap (Paraíso), Tocantinópolis (Tocantinópolis), Miracema e Tocantins, ambos de Miracema.





Na partida inaugural, no dia 3 de abril de 1993, na cidade de Tocantinópolis, o clube local do Tocantinópolis venceu o Miracema por 4 x 1, fazendo a bola rolar pela primeira vez de forma oficial e profissional no novo Estado.
Depois de 56 jogos realizados, 28 em cada turno, e 122 gols marcados, o campeonato conheceu o primeiro campeão do Estado, o Tocantinópolis Esporte Clube. Para chegar ao título, o TEC realizou 14 jogos. Obteve 9 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota, diante do Kaburé, em Colinas, por 2 x 0. Venceu os dois turnos e teve o melhor ataque com 34 gols assinalados.
Já no mês de outubro de 1993, a equipe do Tocantinópolis disputou o Campeonato Brasileiro da Série B, contra três times de Goiás: Atlético, Vila Nova e Goiatuba. Sua estréia foi no dia 10 de outubro de 1993, em Tocantinópolis, com vitória de 2 x 1 sobre o Atlético Goianiense. Marcaram seus gols Maurinho e Toinzinho. Em casa, não perdeu. Além dessa vitória, empatou com Vila Nova (1 x 1) e Goiatuba (0 x 0). Por outro lado, perdeu os três jogos fora, ficando na quarta e última colocação, não passando para a fase seguinte.
Em dezembro, o Kaburé, de Colinas, venceu o Intercap (Paraíso), na prorrogação, conquistando a Copa Tocantins.

O DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL TOCANTINENSE

Em fevereiro de 1994, a F.T.F. instalou sua sede na Capital do estado, Palmas, criando, desta forma, maior facilidade de integração com os clubes.
No mês de março de 1995, a equipe do Kaburé estreou na Copa do Brasil jogando contra o Flamengo, em Colinas, no estádio Bigodão. A equipe tocantinense perdeu por 1 x 0. Já no jogo de volta disputado no Rio de Janeiro, o Kaburé foi goleado pelo placar de 8 x 0.
Em agosto, quatro equipes do Estado, Gurupi, Intercap, Kaburé e União Araguainense, participaram do Campeonato Brasileiro da Série C.
Em setembro, iniciou-se a Copa Sudeste, porém, o fato que mais marcou o ano foi a presença do ministro extraordinário do Esporte, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, na abertura do Torneio de Integração, em Gurupi.
Em fevereiro de 1996, a equipe do União Araguainense participou da Copa do Brasil. Na estréia, o time tocantinense venceu o campeão goiano, o Vila Nova por 2 x 1. Mas foi eliminado, ainda na primeira fase da competição.
Em 1997, o Kaburé estreou na Copa do Brasil, jogando contra o vice-campeão Brasileiro de 1996, a Portuguesa de Desportos. No jogo de ida houve empate por 1 x 1, no estádio Bigodão, em Colinas. Na partida de volta disputada no estádio do Canindé, em São Paulo, a Portuguesa venceu por 8 x 0.
Em setembro, as equipes do Palmas e do Tocantinópolis participaram do campeonato Brasileiro da Série C contra o Brasília e a Ceilandense, ambas do Distrito Federal.
Em janeiro de 1999, o presidente da FTF, Leomar Quintanilha participou na CBF da definição da Copa Centro-Oeste, configurando-se em mais uma importante conquista do futebol tocantinense. O Interporto participou da Copa do Brasil e da recém criada Copa Centro-Oeste.
No mês de março de 1999, durante reunião do Conselho Técnico com representantes dos clubes profissionais, em comum acordo com o dirigentes, resolveu unificar a Copa Tocantins e Campeonato Tocantinense, ocasião em que também foi criado o Campeonato Estadual Sub-20, do qual sagrou-se campeã a equipe do Tocantinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário