No dia 18 de abril de 1940, por iniciativa do Prefeito Paulo Fernandes, que já no dia 10 de março havia promovido a realização do “Torneio do Cinqüentenário”, reunindo todos os clubes do municipio, e que foi vencido pelo Central, era fundada a LIGA ATLÉTICA DE BARRA DO PIRAÍ, que mais tarde passou a se denominar LIGA DESPORTIVA DE BARRA DO PIRAÍ, tendo como fundadores os clubes América, Brasil, Central, Fábrica, Frigorífico, Itacolomy, Royal, Santana, Sublime e 1º de Maio. Presidida pelo prefeito Paulo Fernandes, a nova entidade se instalou solenemente no dia 19 de maio de 1940.
No dia 16 de junho de 1940, em Barra do Piraí, no campo do Central SC, foi realizado o Torneio Início da LDBP.
Considerando que as dificuldades de condução para Barra do Piraí na época oneravam bastante o torcedor, a diretoria do Frigorífico solicitou a interferência da Liga junto à E.F.C.B. no sentido de ser criado um trem especial entre Mendes e aquela cidade, aos domingos. Utilizando o trem, nos horários regulares então existentes, o torcedor era obrigado a efetuar as seguintes despesas: passagem, Rs 1$700; almoço, Rs 5$000; ingresso para o jogo, RS 2$000; total, RS 8$700. Se viajassem de automóvel, a despesa somaria Rs 7$000, sendo Rs 5$000 de aluguel de carro e Rs 2$000 do ingresso. Com a circulação de um trem em horário adequado, o torcedor gastaria apenas Rs 3$700, entre passagem e ingresso. O apelo do Frigorífico foi atendido e a Central fez circular por muito tempo um trem com destino a Barra do Piraí, que passava em Mendes aos domingos às 12,00 horas. Suprimido o trem, mais tarde, as excursões passaram a ser feitas por via rodoviária.
Foram os anos românticos das pitorescas e barulhentas viagens em carrocerias de caminhões, com o veterano Felizardo, agora um dedicado zelador do material esportivo do clube, marcando o ritmo no pandeiro e puxando o estribilho que seguia os versos improvisados pelos alegres repentistas.
O título de campeão do certame da Liga ficou com o Royal, cabendo o vice-campeonato ao Frigorífico.
Fonte: Uma Trajetória Gloriosa Frigorífico Atlético Clube 1917-1977.
No dia 16 de junho de 1940, em Barra do Piraí, no campo do Central SC, foi realizado o Torneio Início da LDBP.
Considerando que as dificuldades de condução para Barra do Piraí na época oneravam bastante o torcedor, a diretoria do Frigorífico solicitou a interferência da Liga junto à E.F.C.B. no sentido de ser criado um trem especial entre Mendes e aquela cidade, aos domingos. Utilizando o trem, nos horários regulares então existentes, o torcedor era obrigado a efetuar as seguintes despesas: passagem, Rs 1$700; almoço, Rs 5$000; ingresso para o jogo, RS 2$000; total, RS 8$700. Se viajassem de automóvel, a despesa somaria Rs 7$000, sendo Rs 5$000 de aluguel de carro e Rs 2$000 do ingresso. Com a circulação de um trem em horário adequado, o torcedor gastaria apenas Rs 3$700, entre passagem e ingresso. O apelo do Frigorífico foi atendido e a Central fez circular por muito tempo um trem com destino a Barra do Piraí, que passava em Mendes aos domingos às 12,00 horas. Suprimido o trem, mais tarde, as excursões passaram a ser feitas por via rodoviária.
Foram os anos românticos das pitorescas e barulhentas viagens em carrocerias de caminhões, com o veterano Felizardo, agora um dedicado zelador do material esportivo do clube, marcando o ritmo no pandeiro e puxando o estribilho que seguia os versos improvisados pelos alegres repentistas.
O título de campeão do certame da Liga ficou com o Royal, cabendo o vice-campeonato ao Frigorífico.
Fonte: Uma Trajetória Gloriosa Frigorífico Atlético Clube 1917-1977.
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