22 de fevereiro de 2012

FUNDAÇÃO DA PORTUGUESA CARIOCA

A Portuguesa carioca começou a surgir após uma excursão de negociantes (dentre eles Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal) de sacos de aniagem à cidade de Santos, em 13 de novembro de 1924, para uma partida de futebol com os colegas de profissão da cidade paulista. O resultado foi 1 x 1 e serviu de incentivo para a fundação da Portuguesa carioca, uma vez que a maioria dos participantes do jogo eram portugueses e ainda vários (da cidade de Santos) eram simpatizantes da Portuguesa Santista.
Em 17 de dezembro de 1924, na casa comercial de Luís Gomes Teixeira (primeiro presidente ratificado pelos estatutos em 2 de janeiro de 1925), patrões e empregados do ramo da sacaria fundaram a Associação Atlética Portuguesa (nome igual a de Santos).
A primeira sede foi na rua Visconde de Itaúna, 201, no centro da cidade (rua extinta para a abertura da avenida Presidente Vargas, nos anos 40).
No futebol, a equipe participou dos campeonatos da Primeira Divisão de 1933 e 1934, na AMEA, de 1935 e 1936, na Liga Carioca e como agregada, em 1937, na Liga de Futebol do Rio de Janeiro. Depois foi desligada e perambulou por associações e ligas de pouca importância, porém chegou a ser campeã, em 1939, na Associação de Futebol do Rio de Janeiro.
Em 1949, se filiou ao Departamento Autônomo e participou dos seus primeiros campeonatos e, finalmente, após uma grande luta dos seus dirigentes voltou ao cenário principal do futebol carioca em 1953, já na era da Federação Metropolitana de Futebol, estando ativa até os dias de hoje.
No cenário internacional, realizou mais de 130 jogos no exterior. Uma das maiores façanhas foi em 1969, quando a equipe de futebol da Lusa carioca derrotou o Real Madrid por 2 x 1, no Santiago Bernabeu, estádio do adversário.

Fonte: Vai Dar Zebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário