12 de dezembro de 2011

A PRIMEIRA EXCURSÃO DE UM TIME DO DF AO NORTE DO BRASIL

No mês de abril de 1967, o Rabello Futebol Clube realizou a primeira excursão de um clube brasiliense ao norte do Brasil, jogando, mais precisamente, em Belém (PA) e Teresina (PI).
O alvinegro brasiliense disputou cinco jogos nessas cidades, obtendo duas vitórias, dois empates e uma derrota.
Sua estréia aconteceu no dia 16 de abril, no Estádio da Curuzu, diante do Paysandu, que estreava o ex-goleiro Carlos Castilho como seu treinador. O Paysandu venceu por 3 x 1. Bené marcou os três gols do bicolor paraense.

No dia 19 de abril o Rabello enfrentaria o outro grande time de Belém, o Clube do Remo. Conquistou um grande resultado ao empatar em 1 x 1. Luís Carlos marcou o gol para o Remo e Zé Maria o do Rabello.
Como era comum na época, tendo acontecido empate no primeiro encontro, normalmente os clubes disputavam outro jogo. E este aconteceu no dia 23 de abril: aconteceu novo empate em 1 x 1 entre Remo e Rabello.
No Remo, o destaque era o atacante Amoroso, ex-Botafogo, do Rio de Janeiro.
O Rabello deixou Belém e seguiu para Teresina, onde o aguardava dois outros encontros contra clubes da cidade.
No dia 27 de abril, no Estádio Lindolfo Monteiro, o Rabello conquistou sua primeira vitória, ao derrotar o Flamengo local por 1 x 0, gol de Edinho.
Três dias depois, 30 de abril, nova vitória em Teresina. No mesmo Estádio Lindolfo Monteiro, o River foi derrotado pelo Rabello, por 3 x 0, gols de Cid (2) e Carlinhos.
Jackson Augusto Roedel, Vice-Presidente do Rabello, foi o chefe da delegação. 18 jogadores viajaram.
O Rabello atuou mais vezes com Dico (Zé Walter), Aderbal, Luiz, Mello e Didi; Zé Maria e Tião (João Dutra); Sabará, Roberto (Edinho), Carlinhos e Cid.
Tempos depois, o goleiro Dico e o atacante Roberto transferiram-se para o Clube do Remo. Dico se tornou um dos maiores ídolos da história do Clube do Remo, conquistando seis títulos paraenses e se tornando o goleiro mais vitorioso desde que o futebol do Pará foi profissionalizado.

Fontes: Correio Braziliense, A História do Clube do Remo e Arquivo do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário