16 de dezembro de 2011

PEQUENO HISTÓRICO DO FUTEBOL NO AMAPÁ – 4ª PARTE

Obs.:
Uma grande parte dessa matéria foi publicada no Jornal do Futebol (editado por oito anos), de autoria de José Ricardo Caldas e Almeida, utilizando como fontes arquivos de Júlio Bovi Diogo, Adalberto Jorge Klüser, Edgar Augusto Lobo da Silva, Sérgio Madeira (in memorian), Ginaldo Chiquito, revista Placar e Almanaque Abril. Resolvi atualizá-la até 2011, acrescentando mais alguns dados e divulgá-la aqui no blog em partes.

CURIOSIDADES

*** O Zerão, principal estádio do Amapá, tem este nome devido a sua localização. Ele está situado exatamente no mesmo local onde passa a linha imaginária do Equador, ou seja, o Marco Zero. Segundo alguns afirmam, metade do campo fica no hemisfério sul e a outra no hemisfério norte. O nome oficial do Estádio é Milton de Souza Corrêa e foi inaugurado em 17 de outubro de 1990.
A boa notícia é que em 11 de abril de 2011 foi realizada cerimônia oficializando a retomada das obras do Estádio Zerão. O investimento está orçado em R$ 10 milhões.
*** O segundo estádio mais importante do Amapá é o Municipal “Glicério de Souza Marques”, inaugurado no dia 15 de janeiro de 1950, uma homenagem ao desportista e presidente da Federação Amapaense de Futebol. O "Gigante da Favela" ou "Vovô da Cidade" proporcionou grandes clássicos esportivos e recebeu jogadores importantes no seu gramado.
*** Quando não existia futebol profissional no Amapá, os clubes participavam do Torneio de Integração da Amazônia ou Copão da Amazônia, juntamente com equipes do Acre, Rondônia e Roraima. O primeiro campeão foi um time amapaense, o Macapá, em julho de 1975, em Porto Velho (RO), vencendo seus três jogos: 1 x 0 Juventus (AC), 3 x 2 Baré (RR) e 3 x 0 Ferroviário (RO). Jogavam no Macapá, o lateral-direito Aldo (campeão brasileiro de 1984 pelo Fluminense) e o centro-avante Bira, que logo depois se transferiu para o Clube do Remo e também jogou no Internacional, de Porto Alegre.
De 1986 a 1989, o Trem Desportivo Clube conquistou o pentacampeonato do Copão da Amazônia.
*** Macapá e Ypiranga foram os dois primeiros representantes do Amapá no Campeonato Brasileiro. Nos meses de outubro e novembro de 1993, os dois rivais disputaram o Torneio Classificatório para a Série B de 1994, contra os paraenses Tuna Luso e Bragantino. Nenhum deles conseguiu classificação.
*** De 1991 a 2011, foram 20 edições do campeonato profissional do Amapá. Cristal e Ypiranga foram os clubes que mais o disputaram: 17 vezes.
*** Como já dissemos anteriormente, o campeonato de 1995 foi o que teve o menor número de participantes: 5 clubes. Este número foi registrado novamente em 2010.
*** A Sociedade Esportiva Ruy Barbosa, de Ferreira Gomes, participou apenas uma vez do campeonato amapaense, em 2000.
*** O campeonato de 2009 foi o que teve o maior número de participantes: 11.
*** Em média, 8 clubes participam do campeonato amapaense.
*** Apenas 15 clubes tomaram parte das 20 edições do campeonato amapaense.
*** Os clubes do Amapá só estrearam na quarta edição da Copa do Brasil, em 1992. No dia 14 de julho, o Amapá empatou em 0 x 0 com o Sport Recife. No jogo de volta, em Recife, perdeu por 3 x 0.
*** A primeira participação de um clube amapaense na Copa Norte, disputada de 1997 a 2002, coube ao Ypiranga. Fez parte do Grupo A, com todos os jogos em Belém (PA). Estreou no dia 23 de março de 1997, empatando em 0 x 0 com a Tuna Luso (PA). Ficou na terceira colocação, na frente de 4 de Julho (PI) e da Tuna Luso, e atrás de Remo (PA) e Imperatriz (MA). Foram três empates e uma derrota para o Remo.
Além do Ypiranga, participaram dessa competição: Aliança, Independente, Mazagão e São José.
*** Isso que é regularidade: o Santos, campeão em 2000, foi o último colocado em todos os campeonatos que disputou de 2003 a 2009 (esteve ausente em 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário