8 de dezembro de 2011

OS URUGUAIOS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL – Parte I

No ano de 1911 o Esporte Clube Pelotas promoveu a vinda de uma Seleção do Uruguai pela primeira vez ao Brasil. A equipe era composta de jogadores do Dublin, Bristol e Wanderers. Ainda assim, formavam os uruguaios um conjunto admirável, jamais visto por aqui.

Chegaram à Pelotas no sábado à noite, 8 de julho de 1911, e hospedaram-se no Hotel Aliança. No dia seguinte, 9 de julho, aconteceu o primeiro jogo, contra o S. C. Pelotas, no estádio da Avenida Bento Gonçalves. O público foi calculado em mais de quatro mil pessoas (a população de Pelotas em 1911 era de 37 mil habitantes).

O jogo foi facilmente dominado pelos uruguaios, que no primeiro tempo já venciam por 7 x 0, gols de Carlos Bastos (3), Campisteguy (2) e José Brachi (2). No segundo tempo, marcaram mais três, por intermédio de Marques Castro (2) e Raul Bastos, fechando a goleada em 10 x 0.

Os times formaram assim: Pelotas – Vicente Russomano, Carlos Dias e Roberto Stephan; João Brum, Edmaro Mendonça e Taciano Siqueira; Reynaldo De Boer, Hugo Vinhas, Octaciano Oliveira, Argemiro Xavier e Francisco Vares.

Seleção do Uruguai – Oscar Caserza, Frederico Crocker e Juan Carlos Bertone; Jorge Pacheco, José M. Duran e Carlos Marques Castro; José Brachi, Raul Bastos, Carlos Bastos, E. Novoa e Juan Carlos Campisteguy.

No dia 14 de julho realizou-se a segunda apresentação dos uruguaios em gramados brasileiros, enfrentando um combinado gaúcho, formado de jogadores do Pelotas, Grêmio, de Porto Alegre, e S. C. Rio Grande.
Os uruguaios voltaram a vencer mais uma vez de goleada: 6 x 0. Os gols foram marcados pelos irmãos Bastos, Marquez e Campisteguy.

O combinado gaúcho atuou com Haroldo (Pelotas), Stephan (Pelotas) e Schubach (Grêmio); Whigg (Rio Grande), W. R. Ashlin (Rio Grande) e Mohrdieck (Grêmio); Vares (Pelotas), Octaciano (Pelotas), Cox (Grêmio), Booth (Grêmio) e Harry Ashlin (Rio Grande).

O jogo em que a seleção uruguaia encontrou mais dificuldades foi contra o Grêmio, campeão de Porto Alegre, no dia 16 de julho. O primeiro tempo terminou sem abertura de contagem. Mas os uruguaios chegaram ao triunfo na fase final por 3 x 0, com gols de Carlos Bastos, Campisteguy e Marques.

O Grêmio atuou com Arthur Teichmann, Carlos Mostardeiro e Bruno Schubach; Gustavo Mohrdieck, Augusto M. Sisson e Henrique Sommer; Alfredo Mostardeiro, Carlos P. Bento, Edwin Cox, Moreira e Edgar Booth.

O quarto jogo dos uruguaios aconteceu no dia 18 de julho, em Rio Grande, contra o S. C. Rio Grande, também vencendo facilmente por 13 x 1. Os uruguaios já estavam vencendo no primeiro tempo por 9 x 0, e o meia-esquerda Clóvis Vaughan, autor do gol de honra dos riograndinos, foi delirantemente cumprimentado pelo público. Foi o único gol sofrido pelos uruguaios em gramados gaúchos.

Os uruguaios alteraram um pouco a equipe, fazendo entrar os suplentes José Suazan, no lugar de Carlos Marques Castro e Lúcio Gorla e Domingos Rebagliatti nos postos de Carlos Bastos e Juan Carlos Campisteguy.

O time do S. C. Rio Grande formou com G. J. Henebry, Louis Caby e José Campos; Eduardo Daniel, W. R. Ashlin e Mário Silva; Harry Ashlin, J. A. Read, Cedric Wigg, Clóvis Vaughan e Cecil Wigg. Mais de três mil pessoas assistiram o jogo e os uruguaios foram também muito homenageados em Rio Grande.

No dia 20 de julho, os uruguaios deixaram Pelotas pelo primeiro trem da manhã, com destino a Santos.

Fontes:
O Futebol em Pelotas 1901-1941
S. C. Rio Grande Centenário do Futebol Brasileiro
História Ilustrada do Grêmio
Charles William Miller 1894-1994
O Caminho da Bola 1902-1952
Supremacia e Decadência do Futebol Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário