14 de dezembro de 2011

O INÍCIO DO FUTEBOL EM SERGIPE


Um dos pioneiros da introdução do futebol em Sergipe foi o major Crispim Ferreira, do 26º Batalhão de Infantaria, sediado em Aracaju. Foi ele quem organizou a primeira demonstração pública do futebol em Aracaju, em 7 de setembro de 1907, na praça General Valadão.

Como o campo tinha reduzidas dimensões, também foi reduzido o número de jogadores (oito para cada lado). Não tinha grama (era areia batida). Incansável na sua luta para difundir o “esporte bretão” em Aracaju, Crispim Ferreira continuou por algum tempo arregimentando soldados e recrutas daquela guarnição militar para praticar o futebol no improvisado campo da praça Valadão – que ficava defronte do Quartel.

As quedas e trombadas se misturavam com chutes descalibrados em todas as direções. No meio daquela cena inédita estava o jovem árbitro Jaime Azevedo Villas Boas que residia em Salvador e já conhecia bastante as regras do futebol. Ele arbitrou o jogo sozinho, sem o auxílio dos bandeirinhas.

Assim mesmo deu conta do recado e tudo terminou em festa, apesar do resultado final de 0 a 0. Essa primeira demonstração pública do futebol já contou com a presença de um árbitro.

Naquela tarde, dois grupos de "craques" formados cada um de oito elementos (todos militares do 26º Batalhão) fizeram todo o possível para agradar a platéia curiosa. chitando um balão de couro e levantando muita poeira do improvisado campo da Praça Valadão.

Fonte: arquivo de Tito Vianna e Semanário Sportivo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário