14 de dezembro de 2011

A FUNDAÇÃO DO COTINGUIBA ESPORTE CLUBE

O Cotinguiba Esporte Clube nasceu no dia 10 de outubro de 1909, na residência de Arsênio Araújo, em Aracaju, constituindo-se na primeira agremiação sócio-esportiva do Estado de Sergipe.
Entre os fundadores estavam alguns daqueles jovens que tentaram organizar o Club Sportivo Sergipe (Mário Passos, João Mello e Bastos Coelho).
Sua ata de fundação foi redigida por Gumercindo Bessa. A família Bessa, Guilhermino Rezende, João Carneiro Mello, Mário Passos e outros constituiram-se como fundadores.
Adotou as cores azul e branco e fez representar no seu pavilhão a âncora, a bóia e os remos, simbolizando seu compromisso com os esportes náuticos. Todavia, já em sua primeira reunião, após a fundação, elegeu um Diretor para os Esportes Terrestres, vale dizer, sobretudo, para o futebol e o atletismo.
O nome Cotinguiba vem do tupy-guarani e significa "águas marinhas" ou "águas azuis" e é uma homenagem ao vale que lhe empresta o nome: Vale do Cotinguiba.
No dia 20 foi aprovado o estatuto e escolhida a primeira diretoria: Presidente – Mário Passos; Vice-Presidente – Arsênio Araújo; 1º Secretário – Dácio Mello; 2º Secretário – Celecino Filho, Tesoureiro – Antônio Cabral, Orador – Arthur Fortes, Diretor de Regatas – Nelson Vieira, Subdiretor de Regatas – Cândido de Almeida, Diretor de Esportes Terrestres – Francisco Bastos Coelho, Subdiretor de E. T. – João Carneiro Mello.

Fonte: Arquivo de Tito Vianna e Semanário Sportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário