6 de dezembro de 2011

O INÍCIO DO FUTEBOL EM ALAGOAS

Pouco mais de três meses antes em relação à capital, Maceió, a cidade de Penedo tomou conhecimento do futebol pela primeira vez no Estado, em 1908.

O primeiro jogo na cidade e no Estado aconteceu em 27 de dezembro de 1908. Nele tomaram parte dois times organizados por rapazes da associação que seria fundada para aquele fim. Ela ainda existe até os dias de hoje, o Esporte Clube Penedense.

Os precursores do futebol em Alagoas foram os seguintes: no time Vermelho e Branco jogaram Júlio Bernardino, Fernando Mendonça, Gaspar Mello, Osvaldo Mello, Afonso Aquino, Vivaldo Matos, Alcino Monteiro, Eduardo Pereira (capitão do time), Manoel Brandão Filho, Arnóbio Sales e José Monteiro.

No time Verde e Branco atuaram, entre outros, João Cravo, Argemiro Cavalcante, Agripino Barbosa, Samuel Maia, Álvaro Peixoto, Elysio Nogueira e Horácio Pereira. O árbitro foi Antônio da Silva Costa e seus auxiliares José Costa e Artur Otacílio.

Em Maceió, a introdução do futebol se deve a Manoel Machado, então no quinto ano da Academia de Medicina da Bahia. Ao chegar das férias, no fim de 1908, Manoel Machado trazia a idéia de fundar na capital alagoana um clube destinado à prática desse esporte.

Animou outros acadêmicos, como ele em férias na cidade, e no dia 31 de dezembro instalava-se na sua residência, na Praça dos Martírios, o Alagoano Futebol Club, do qual foi ele aclamado Presidente.

Fonte: História do Futebol Alagoano: Arquivos Implacáveis e Arquivos de Lauthenay Perdigão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário