14 de dezembro de 2011

JOGOS HISTÓRICOS: CAMPEÃO DA LIGA (SE) x SELEÇÃO DA LIGA (SE)

No ano de 1918 houve uma inovação: o campeão sergipano disputava uma partida com a seleção dos melhores jogadores dos outros clubes participantes, como “fecho de ouro” do certame oficial.
Neste primeiro jogo entre o campeão da Liga e o “scratch” da Liga, realizado no dia 29 de setembro de 1918, no campo do Petisco, no bairro Industrial, o Cotinguiba formou com Francelino, Nelvy e Edmundo; Modesto, Ângelo e Waldemar; Minervino, Renato, Oscar Conceição, Tosta e Carlito.

O “scratch” da Liga Desportiva Sergipana foi integrado por Vitorino (Industrial), João Lima (Industrial) e Luiz França (Industrial); José Couto (Industrial), Maninho Cruz (Sergipe) e Chicão (Industrial); Aloísio (Industrial), Brito (Sergipe), Roque (Sergipe), Osvaldo (Industrial) e Ferreira (Sergipe).

O jogo não chegou ao final (estava 0 x 0 no segundo tempo), devido a uma série de incidentes envolvendo atletas das duas equipes e invasão de campo por torcedores. A polícia interveio severamente e alguns jogadores foram presos “por medida de rigorosa prevenção” ordenada pelo austero chefe de polícia de então.

A Liga Desportiva então anulou o jogo que nunca mais foi reposto pela entidade. Este tipo de disputa perdurou até 1927 e abolido pela LSEA.

Fonte: Arquivo de Tito Vianna e Semanário Sportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário