14 de dezembro de 2011

CAMPEONATO SERGIPANO DE 1922

O campeonato de 1922, o “campeonato do centenário”, contou com a participação de três novos clubes: Esperança (do bairro Santo Antônio), de camisa verde; Aracaju (do bairro Industrial) e Associação Desportiva Brasil (Centro), rubro-negro, além de Industrial, Cotinguiba e Sergipe.
O
C. S. Sergipe armou uma equipe homogênea, formada por jogadores oriundos de suas equipes de base (segundos quadros). O clube rubro superou nitidamente os demais, sendo campeão invicto, com sete vitórias e três empates. Marcou 20 gols contra apenas seis.
Um dos artífices desta façanha foi o atacante Alcides Oliveira, artilheiro do certame com oito gols em dez jogos disputados. Neste mesmo ano, ele foi eleito pelo jornal esportivo “O ATHLETA” como o melhor jogador do futebol sergipano.
A equipe base do Sergipe foi: Luiz, Duca e Octávio; Antônio, Manoel Augusto e Massu; João Rato, João Victor, Alcides Oliveira, Nezinho e Leone.

Em 1922 foi fundado o primeiro jornal especializado em esportes de Aracaju: “O Athleta”, tendo à frente o desportista e jornalista Jefferson Silva (seu diretor). Anunciado como “órgão oficial da Liga Desportiva Sergipana e dos clubes Industrial e Sergipe, tinha o formato de tablóide, com quatro páginas. Encerrou suas atividades em 1923.

Fonte: Arquivo de Tito Vianna e Semanário Sportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário