19 de fevereiro de 2012

NOVO ESCUDO DO INTERNACIONAL (SC)

         Escudo a partir de 2012                       Escudo 2010/2011

O Conselho Deliberativo do Internacional de Lages (SC) alterou o escudo do clube. Em 2010 e 2011, ficou estampado na camisa e bandeira um distintivo que lembrava o da época da fundação, em 1949. Mas a semelhança com o Internacional de Porto Alegre acabou  influenciando a mudança.

Em Lages, existem muitos torcedores de Grêmio (RS) e Internacional (RS) que torcem pelo Inter de Lages. Por isso, mesmo que sua fundação tenha sido inspirada no colorado gaúcho, o time lageano nunca teve ligação próxima ao homônimo.

A rejeição ao escudo utilizado nos dois últimos anos ficou expressa em uma pesquisa feita na internet. Nela, 75% dos participantes disseram preferir o escudo da araucária, árvore que é também um dos símbolos da cidade. A pressão fez a diretoria do clube propor a nova mudança, prontamente aceita.

O escudo original do Internacional de Lages entrelaçava as letras S, C e I - apesar de o nome oficial do clube ser Esporte Clube Internacional -, sob as quais estava o nome da cidade. Com ele o Inter alcançou sua maior glória, o título estadual de 1965.

Já o escudo da araucária foi criado em 1982. Do projeto participaram ativamente o Conselho Deliberativo, a diretoria e os publicitários Gil Souza e Marcos Lenzi. Eles desenharam as letras E e C entrelaçadas em um I estilizado, com as feições da árvore-símbolo da cidade; ao lado das letras há uma estrela, referência ao título de 1965, e abaixo das iniciais aparece a inscrição “Inter Lages”.

Com esse escudo, o Inter venceu o estadual de juniores em 1983, a Taça Dite Freitas em 1985 (competição que equivalia a uma das fases do estadual daquele ano, conquistado pelo Joinville), o estadual da segunda divisão em 1990 e foi vice da Copa Santa Catarina em 1992.

Fonte: Correio Lageano, site Furia Jovem, acervo do autor 

Um comentário:

  1. O escudo da Araucária,tem tudo a ver com a tradição do clube e,com a árvore símbolo da cidade.Avante INTER para a divisão especial em 2013 e,para a principal de 2014 que é o seu lugar. Ano de Copa do Mundo no Brasil,ano de festa para a INTER LAGES.

    ResponderExcluir