14 de fevereiro de 2012

FUNDAÇÃO DO ANDARAÍ FUTEBOL CLUBE, DE ALAGOAS

Esta equipe foi fundada em 22 de fevereiro de 1939, por jovens desportistas da capital alagoana, tendo como cores oficiais o verde e branco.
Em sua fase inicial, participava de jogos amistosos pelo subúrbio da capital. Em março de 1940 teve a sua primeira diretoria organizada, com a intenção de participar de provas oficias da federação alagoana.
Com a criação da 2ª divisão, em 1942, a equipe foi inscrita. E logo em sua primeira participação conquistou o título do Torneio Início ao bater o Vasco da Gama na final. Durante o campeonato, disputou a final contra o Ipiranga, sendo batido na melhor de três pelo título.
Teve a honra de ser a única equipe da 2ª divisão a fornecer dois jogadores (Fausto e Merci), para a seleção alagoana que iria disputar o campeonato brasileiro de seleções.
Em 1943, com o título de vice-campeão, foi convidado a participar da divisão principal alagoana, mas devido a perda de seus melhores jogadores para as grandes equipes de Alagoas e até de outros estados, a equipe dos periquitos (como era conhecida) não se apresentou bem. Antes do encerramento do campeonato a pedido dos grandes clubes alagoanos, disputou 2 partidas, sofrendo duas goleadas, não marcando nenhum gol e sofrendo 11 gols.
Logo após se retirou das competições profissionais e desapareceu.

Fonte: Arquivos de Lauthenay Perdigão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário