21 de janeiro de 2012

CAMPEONATO CAPIXABA DE 1962

A competição desse ano marcou o início do Estadual com a participação de clubes do Interior desde sua primeira fase. Ao lado dos representantes da capital (Rio Branco, Santo Antônio e Vale), disputaram Ordem e Progresso, de Bom Jesus do Norte, Ipiranga, de Mimoso, e Colatinense e UACEC, de Colatina.
O Rio Branco foi campeão com uma campanha irrepreensível: 9 vitórias, cinco delas por goleada, 2 empates e apenas uma derrota.
Brilhou, na campanha, a estrela do centroavante Ciro, artilheiro do time e do campeonato, com 17 gols em 11 jogos.
No jogo final, contra o Vale, que terminou 2 x 2 e que teve final tumultuado pelos ferroviários Fontana, Roberto Santos e Alcione, o ponteiro Urbano marcou um gol olímpico.
O título já se desenhou na estréia do Rio Branco, com a goleada de 8 x 0 sobre o Ordem e Progresso. Inesperada, no entanto, foi a derrota de 1 x 3 para a UACEC na quarta rodada. Passado o susto, o time aplicou nova goleada de 7 x 0 sobre a Colatinense, mostrando que queria mesmo o título de campeão. Depois, ainda “aterrorizou” contra o Santo Antônio, o Ipiranga e a Colatinense, com vitórias de 7 x 1, 5 x 3 e 4 x 0, respectivamente. O título foi conquistado por antecipação, na penúltima rodada, tendo o time de Mossoró ganhado 20 dos 24 pontos disputados.
Resumo da campanha: 12 jogos, 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota; 43 gols a favor e 13 contra.
Artilheiros: Ciro, 17 gols; Urbano, 9; Telmo, 8; Carlinhos Gabiru, 5; Heraldo, Abner, Ivan e Cafuringa, 1.
Participaram dos 12 jogos: Rubens, Geraldo, Foca, Maciel e Telmo.

Fonte: Rio Branco Atlético Clube História e Conquistas (1913 a 1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário