28 de dezembro de 2011

REGISTROS DO FUTEBOL PIAUIENSE

*** As participações do Piauí no Campeonato Brasileiro de Futebol, por um bom tempo, foram cumpridas pelo selecionado parnaibano.
Em Teresina já se disputava o futebol mas o melhor futebol estava em Parnaíba. Com o passar dos anos, a liga esportiva foi absorvida pela liga da capital, cumprindo-se os princípios fundamentais da legislação desportiva nacional, que passava a vigir, com as capitais sediando as entidades supervisionadoras do esporte, embora não se alijando as ligas interioranas, que passavam a se subordinar à entidade da capital.

A primeira seleção piauiense fez sua estréia no Campeonato Brasileiro de Seleções de 1926. Na primeira fase, as seleções foram divididas em quatro chaves, todas com o mesmo número de integrantes. O Piauí ficou na chave Norte, formada ainda por Amazonas, Maranhão e Pará. Os jogos foram realizados em Belém (PA). O primeiro jogo da seleção piauiense teve a seguinte ficha técnica:

AMAZONAS 3 x 2 PIAUÍ
DATA: 21 de setembro de 1926
LOCAL: Estádio do Clube do Remo, Belém (PA)
ÁRBITRO: Raymundo Galdino de Araújo
GOLS: Vidinho, Catita e Waldemar para o Amazonas e Dico e Braguinha para o Piauí.
AMAZONAS: Lisboa, Rodolfo Gonçalves e Chico Oliveira; Duarte, Cangalhas e Sócrates; Orlando Medeiros, Vidinho, Catita, Waldemar e Leonardo.
PIAUÍ: Isaac Falcão, Leiteiro e Raymundinho; Fausto, Luiz Seixas e Luiz Leite; Chico Braga, Braguinha, Dico, Lyra e Marcos Loyola.

*** Somente em 1920, o Parnahyba, do Piauí, teve a primeira oportunidade de realizar um amistoso interestadual contra um clube maranhense, o F.A.C. – Football Athletic Club, que esteve visitando Parnaíba e disputou quatro amistosos, dois deles contra o Parnahyba. No primeiro, em 17 de outubro, empate em 2 x 2. No segundo, no dia 24 de outubro, vitória do Parnahyba por 2 x 1. Além desses jogos, o FAC venceu o International, por 5 x 3, no dia 21 de outubro. Houve um desentendimento nessa contenda e quase que os maranhenses não realizavam a quarta partida. Pensaram até em retornar a São Luís. Serenados os ânimos, o FAC realizou um quarto amistoso, no dia 28 de outubro, contra a Seleção de Parnaíba, resultando num empate em 0 x 0.

*** No ano de 1922, a cidade de Parnaíba recebeu a visita do Guarany Atlético Clube, de Fortaleza, que enfrentou por quatro vezes o Parnahyba Sport Club.
No dia 12 de janeiro, em disputa a Taça “Ceará-Piauí”, vitória do Guarani por 1 x 0. No dia 15 de janeiro, pela Taça “Guarany”, vitória do Parnahyba por 2 x 0.
Em disputa da Taça “Iracema”, oferta da colônia cearense radicada em Parnaíba, goleada do Parnaíba sobre o Guarany, por 4 x 0, em 19 de janeiro.
O último jogo aconteceu em 22 de janeiro, pela Taça “Parnaíba”, nova vitória do Parnaíba, por 3 x 1.
O time base do Parnahyba foi Aderson, Basílio e Xixico; Albino, Brandão e Antônio; Colibri, Lyra, Zeca, Milton Ramos e Milton Moreira.

Fontes: Arquivo do autor, Arquivo de Osvaldo Brandão e livro Esporte Um Mergulho no Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário