22 de dezembro de 2011

PEQUENO HISTÓRICO DO FUTEBOL EM TOCANTINS – 8ª PARTE

PRINCIPAIS CLUBES

Fundado em 8 de agosto de 1991, levava o nome de Sociedade Esportiva Canela, equipe amadora representante do distrito de Canela. Alguns anos depois a equipe emprestou sua documentação para alteração e dessas mudanças no Estatuto surgiu o Palmas Futebol e Regatas, profissionalizado em 31 de janeiro de 1997.
O “Tricolor da Capital (azul, amarelo e branco) foi o primeiro clube profissional da Capital do Tocantins.
O Palmas já venceu cinco vezes o campeonato estadual (2000, 2001, 2003, 2004 e 2007).
Em 2003, o Palmas alcançou a sétima colocação no Campeonato Brasileiro da Série ''C''.
Em 2004, o clube fez bela campanha na Copa do Brasil, eliminando adversários de grande tradição (Remo, Nacional, de Manaus, e Gama), terminando a competição em sétimo lugar.
Último colocado em 2010, foi rebaixado para a Segunda Divisão. Como a Federação permite, no segundo semestre daquele mesmo ano recuperou sua condição de time da Primeira Divisão. Perdeu a final da Segunda Divisão de forma catastrófica para o Guaraí, com uma goleada: 7 x 2, no Estádio Nilton Santos, em 30.10.2010.

O Tocantinópolis Esporte Clube surgiu no dia 1º de janeiro de 1989, a partir da seleção de futebol da cidade de Tocantinópolis, que durante duas décadas disputou o TIN (Torneio Integração do Norte), no então Estado de Goiás. O nascimento do clube culminou com a implantação do Estado do Tocantins e com a realização da 1ª Copa Tocantins de Futebol Amador no ano de 1989.
Suas cores oficiais são o verde e o branco, sendo as mesmas alusivas à bandeira do município de Tocantinópolis. Seu mascote é o papagaio.
No ano de 1990, o clube alviverde conquistou a Copa Tocantins de forma invicta e passou a ser carinhosamente denominado por sua fanática torcida de “Verdão”.
Em 1993, quando aconteceu a profissionalização do futebol no estado do Tocantins, o Tocantinópolis conquistou merecidamente o 1º Campeonato Estadual de Futebol Profissional e no segundo semestre do mesmo ano entrou para a história do futebol tocantinense, pois foi o primeiro time do Estado a disputar uma partida oficial numa competição nacional, no caso, o Campeonato Brasileiro da Série B.
Além do título estadual de 1993, voltou a vencê-lo em 2002.
Atualmente, o Tocantinópolis é o clube com melhor estrutura física de Tocantins (sede social, alojamento, centro de treinamento e o maior estádio do interior tocantinense, o “João Ribeiro”, com capacidade para 8.000 espectadores).
No dia 25 de agosto de 2009 o Tocantinópolis Esporte Clube inaugurou o Memorial “Aldo Moura”, onde está contada a história do clube. O memorial fica no Centro de Inclusão Digital da cidade, na galeria do antigo Mercado Municipal. No evento também foi lançado também oficialmente o site do Tocantinópolis.

O Intercap Esporte Clube é da cidade de Paraíso do Tocantins. Foi fundado em 13 de julho de 1992. Suas cores são verde, amarelo, azul e branco.
A primeira equipe de futebol da cidade foi o “Paraíso Futebol Clube”, fundado por José Pereira Rego, em 1962. Na segunda metade da década de sessenta surgiu a equipe do “Safita Futebol Clube”, que marcou época pelas inúmeras vitórias que conquistou em amistosos e torneios realizados com os times de cidades da região e até de estados vizinhos, sendo considerado, com muita justiça, o melhor time do norte goiano naquela época.
Em 1975 foi fundado o “Clube Atlético Paraíso (CAP)”, o Touro Forte, que permaneceu em atividades por 17 anos consecutivos e sua principal conquista foi o título do 4º Torneio de Integração do Norte, em 1981.
No final da década de 70 surgiu o “Interlagos Esporte Clube”, o Azulão da Serra, que protagonizou com o CAP a maior rivalidade do futebol paraisense.
Em 1992 estas duas equipes sofreram uma fusão e nasceu o “Intercap Esporte Clube”.
Em 1995, conquistou o campeonato tocantinense, o único até o momento.
Em 2006, o Intercap Esporte Clube mudou de nome para Paraíso Esporte Clube. Entretanto, o novo nome não pegou e o time continua sendo chamado de Intercap.
Manda seus jogos no Estádio “José Pereira Rego”, o Pereirão, com capacidade para 4.000 pessoas e inaugurado em 23 de agosto de 1985, com o jogo Paraíso 2 x 0 Interlagos.

A União Atlética Araguainense é da cidade de Araguaína e foi fundada em 20 de março de 1993. Foi o segundo campeão do Estado de Tocantins, título conquistado em 1994.
No ano seguinte ganhou a Copa Tocantins.
Disputou o seu último campeonato estadual em 1996. Retornou em 2009, na segunda divisão estadual, mas não conseguiu o desejado acessado, paralisando suas atividades novamente.
Seu mascote é o “boto do lontra” e suas cores oficiais a azul e branca.
Manda seus jogos no Estádio George Yunes, popularmente conhecido como Gauchão, inaugurado em 1978, com capacidade para  3.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário