22 de dezembro de 2011

PEQUENO HISTÓRICO DO FUTEBOL EM TOCANTINS – 10ª PARTE

PRINCIPAIS CLUBES - continuação




O Kaburé Esporte Clube, de Colinas do Tocantins, foi fundado em 10 de janeiro de 1985 e ainda não venceu um campeonato estadual, tendo em seu currículo três Copa Tocantins (1993, 1994 e 1996). Sua melhor colocação em estaduais foi o vice-campeonato em 1996.
Recebe seus adversários no Estádio José Wilson Alves Ferreira (Bigodão), com capacidade para 5 mil torcedores.
Uma coruja é seu mascote. Caburé é uma coruja tão pequena quanto um pardal, sendo uma das menores espécies do Brasil.
As cores oficiais do clube são a vermelha e a branca.
Rebaixado em 2009, ainda não voltou para a Primeira Divisão.

O atual Tocantins Futebol Clube, de Palmas, foi fundado em 10 de outubro de 1999, com o nome de Clube Atlético Tocantinense. Na ocasião, suas cores eram a preta e a branca.
Em 2002, participou pela primeira vez do campeonato tocantinente, terminando na última colocação entre os dez participantes. Em 2006, alterou o nome para o atual Tocantins Futebol Clube, bem como as cores, que passaram a ser azul e branca. Dentro de campo, a troca de nome não surtiu efeito e o clube novamente terminaria na lanterna do estadual.
Após várias participações sem sequer obter a classificação para a segunda fase, o Tocantins sagrou-se campeão estadual em 2008.
Em 2009, o clube foi assolado por grave crise financeira, que acarretou em atraso de salários de jogadores e funcionários e o não-pagamento de taxas de arbitragens. A má fase culminou com o rebaixamento no campeonato tocantinense.
No dia 5 de novembro de 2011, empatou com o Colinas em 1 x 1 (depois de ter vencido fora por 5 x 2), na
final da Segunda Divisão deste ano, garantindo seu retorno à Primeira Divisão em 2012.

O Colinas Esporte Clube começou a surgir no início do ano 2001, quando de uma reunião de lazer entre os amigos Antonio Cardoso de Castro, Joaquim Vitor Barbosa e José Santana Neto, quando falavam da necessidade de um clube profissional pra substituir o antigo Kaburé, clube da cidade de Colinas que tinha se perdido em dívidas e processos há alguns anos e a cidade estava sem representante no futebol para o cenário estadual.
Sua fundação ocorreu no dia 8 de março de 2001, numa reunião com a presença de todos os esportistas da cidade, devidamente convocada para este fim.
As cores oficiais do Colinas são a vermelho e a branca. Seu mascote é a águia.
No ano de 2005, o clube alvirubro conquistou o primeiro Campeonato Estadual de sua história, entrando para a galeria dos campeões do Estado do Tocantins e disputando uma competição estadual, no caso a sua primeira Copa do Brasil.
Ressurgiu em 2009, depois de ter recebido uma punição de dois anos fora das disputas do campeonato estadual por uma irresponsabilidade de antigos dirigentes, caindo para a segunda divisão do Estado. Em 2011, o clube se reestruturou, ficou com o vice-campeonato da Segunda Divisão e voltará ao cenário da primeira divisão estadual em 2012.
Seus jogos como mandante são realizados no Estádio José Wilson Alves Ferreira (Bigodão), com capacidade para 5 mil torcedores.

FUNDAÇÃO DE OUTROS CLUBES

10.01.1987: TOCANTINS ESPORTE CLUBE (Miracema do Tocantins) – azul e vermelha
25.03.1989: IPIRANGA ESPORTE CLUBE (Aliança do Tocantins) – azul, amarela e branca
05.05.1989: JUVENTUDE ESPORTE CLUBE (Dianópolis) – vermelha e branca
08.01.1992: TUBARÃO ESPORTE CLUBE (Palmas) – verde e preta
05.05.1992: MIRACEMA ESPORTE CLUBE (Miracema do Tocantins) - verde e branca
14.02.1997: ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E RECREATIVA SÃO JOSÉ (Palmas) – azul, preta e branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário