8 de dezembro de 2011

O INÍCIO DO FUTEBOL NO MATO GROSSO

Segundo depoimento do ilustre Professor Francisco Alexandre Ferreira Mendes, as duas primeiras bolas de futebol foram trazidas para Cuiabá pelo Padre Salesiano Dom Antônio Malan, em 1905, para uso dos alunos do Colégio São Gonçalo.
Entretanto, as primeiras partidas só foram disputadas em 1913, segundo o depoimento do mesmo Francisco Mendes, um dos craques da época, pelos clubes Internacional, do bairro do Porto, do qual era Presidente o professor paulista Gustavo Kuhlmann, e Cuiabá Futebol Clube, do bairro da Cidade, do qual era Presidente outro educador paulista, o Professor Leovegildo Martins de Mello.
Conforme o testemunho do Sr. José Aníbal Bouret Filho, em 1918 foram fundados o Tupi Futebol Clube (em 8 de agosto), no bairro do Porto, do qual ele era um dos craques, e o Tiradentes Futebol Clube, no bairro da Cidade.
As partidas eram disputadas alternadamente no antigo Campo D’Ourique, hoje Praça Moreira Cabral, a praça do centro geodésico da América do Sul e no largo do Arsenal de Guerra, entre a velha cadeia e o edifício do Arsenal, onde se encontra o Estádio Presidente Dutra.
Nos anos trinta foi inaugurado, no Bosque Municipal, onde mais tarde se construiu o Liceu Cuiabano, o campo do Comércio Esporte Clube, o primeiro estádio, de fato, que a cidade de Cuiabá possuiu, uma realização do grande desportista Sr. Manoel Soares de Campos e seus companheiros de Diretoria.
O estádio, que tinha o seu portão principal exatamente na esquina da rua Cândido Mariano com a Praça do Bosque (hoje Praça Santos Dumont), era muito bem gramado, dotado de uma pequena arquibancada de cimento que dava as costas para a rua Poconé (atual Avenida Getúlio Vargas), de vestiários, bares, sanitários, pequeno alambrado e uma fileira de altas árvores, atrás do gol que ficava do lado da Praça Santos Dumont, que projetavam acolhedora sombra na hora dos jogos.
Nessa fase do nosso futebol ali disputaram campeonatos, de 1936 em diante, sob o patrocínio da então Liga Esportiva Cuiabana (não havia ainda a Federação Matogrossense de Desportos), o Comércio Esporte Clube, o Paulistano Futebol Clube, o Clube Esportivo Dom Bosco, o Americano Esporte Clube, a Associação Atlética Tipográfica e o Esporte Clube Destemido.
O Mixto Esporte Clube, que antes possuía apenas equipes de voleibol e de basquetebol, organizou seu time de futebol e entrou nas disputas.
Mais tarde surgiram, ainda, o Estado Novo e o Santo Antônio, que substituiu o Destemido.

Fonte: Cuiabá de Outrora (Testemunho Ocular de uma época), de Lenine de Campos Póvoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário