11 de dezembro de 2011

O AVANTE COMPLETOU 60 ANOS

O Beneficiente Avante Futebol Clube não disputa mais competições esportivas, mas ainda existe em Salvaterra, Ilha do Marajó, onde possui sede social. O clube deixou gravada uma das páginas heróicas do futebol paraense, na época do romantismo, quando os atletas jogavam mais pelo amor à camisa e ao clube do que por um punhado de moedas.

O clube foi fundado no dia 2 de junho de 1951 e em 2011 completou 60 anos. Nasceu de uma cisão do antigo Esporte Clube Salvaterra.
São considerados seus fundadores, Francisco Cruz, Anésio Cruz, Salomão Matos, Teófilo Barros, Idalgino Oliveira, José Maria Sozinho, Orlando Brito, além de José do Carmo Coelho, Antônio Dantas Oliveira (Cobra), Antônio Ramos e Durval Pampolha, ex-jogadores.
A equipe pioneira do Avante contava com jogadores como China, Cobra, Coelho, Canhoto, Cristino, Veiga, Vino, Ratinho, Idalgino, Bráz, Maury, Vítor, Otacílio, Arquibaldo, Doca, Nonato I, Nonato II, Bajaco, Lauro, Sardinha, Abel Marujo, Néo, Ademir, Macaquinho, Laércio, Dagomar, Uricica, Eleadir, Neno e Mico.

Posteriormente passaram a integrar o grupo original, os jogadores Teixeirinha, Petico, Zumbi, Jacó e Sílvio.
O Avante passou a se destacar nas competições de que tomava parte, em Salvaterra, despertando o interesse do então presidente da Federação Paraense de Desportos, desportista Oscar Castro, de convidá-lo para vir para a capital e tomar parte nas disputas do Campeonato Paraense de Futebol, Divisão de Profissionais.

O convite foi feito ao presidente do Avante, Orlando Brito que consultou seus companheiros de Diretoria, os quais aceitaram o desafio.

A partir de 1960, o Avante passou a disputar o Campeonato de Futebol do Pará, se constituindo na primeira agremiação do interior do Estado a tomar parte na competição, o que exigia de seus dirigentes, atletas e torcedores uma enorme dose de sacrifício.

Logo de saída, o Avante arrancou um empate contra o Paysandu, que era o campeão do Estado. Dois a dois foi o placar. Jogo disputado dia 22 de maio de 1960. No segundo turno, o Avante destacou-se mais ainda, arrancando um novo empate, contra o Paysandu (2 x 2) e forçando a disputa de um torneio triangular, contra o Paysandu e o Remo, para se saber quem seria o campeão do segundo turno.

No jogo final, triunfo do Paysandu, por 4 x 1. Mas o time de Salvaterra tinha dado o seu recado e mostrado que não veio até a capital para brincar.

Em 1963, o Avante conquistaria o título de Campeão do Torneio Início e se tornou o primeiro campeão do Torneio Cidade de Belém, nessa mesma temporada, derrotando o Paysandu, por 2 x 0.
Sempre o Avante ficava entre os quatro primeiros colocados nas disputas do Campeonato Paraense, recebendo elogios da imprensa esportiva.

Realizou excursões a Macapá e a Manaus, com brilhantismo, merecendo elogios de parte da imprensa baré, pela conduta de seus atletas, dentro e fora de campo.

A equipe que mais ficou em evidência possuía essa formação: Arlindo I (Arlindo II), Paulinho, Benjamin, Cobra e Zé Ferreira (Manoel); Petico e Zumbi; Carlinhos, Santino, Estanislau (Teixeirinha) e Jacob (Vítor).
Face às enormes dificuldades financeiras, pois o clube disputava o certame de juvenis, de aspirantes e de profissionais e as rendas não compensavam, a Diretoria do Avante decidiu levar de volta o time para Salvaterra, pois corria o risco de perder um patrimônio, para pagar débitos.

A decisão foi acertada, pois o clube se retirou do Campeonato, mas conseguiu preservar seu patrimônio, constituído de campo de futebol e duas sedes. Os débitos previdenciários depois foram anistiados por organismos do governo federal.

Salvaterra, que era um distrito de Soure, antes de se tornar Município, viveu dias de euforia e festas esportivas, por ocasião da construção do Estádio do Avante e de suas duas sedes.

Eram crianças, adolescentes e adultos carregando tijolos, pedra, sacos de cimento para a construção, em verdadeiro mutirão. As listas para a arrecadação de numerário para a compra do material corriam por todo o Estado. Um terreno foi adquirido por Orlando Brito e doado ao Clube.

Eram realizadas churrascadas, peixadas, bingos, jogos de voleibol contra equipes de Belém, festas dançantes, eleição para a escolha da Miss Salvaterra e Miss Verão. Tudo rendia numerário para o soerguimento do patrimônio do Avante.

A festa de lançamento da pedra fundamental da sede foi brilhante e inesquecível.
O Avante disputou o Campeonato Paraense de 1960 a 1967 se constituindo no quarto grande clube do futebol paraense.

Depois, ocorreu a retirada estratégica, para não sucumbir de uma vez por todas. Mas deixou o nome gravado na história do futebol paraense, como uma das forças mais aguerridas.

Fonte: A Enciclopédia do Futebol Paraense.

3 comentários:

  1. Ol, tde bem??? Alguém do clube avante do marajó??

    ResponderExcluir
  2. O Avante infernizava os times grandes que disputavam o campeonato paraense nos anos 60.

    ResponderExcluir
  3. Matéria brilhante... Sinto-me orgulhosa por ter tido um Pai tão competente naquilo que fazia. Orlando Brito era uma exemplo de honestidade e respeito.

    ResponderExcluir