1 de dezembro de 2011

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO MÁRIO PESSOA

O futebol chegou na cidade de Ilhéus por volta de 1906, quando membros da colônia inglesa que residiam na capital baiana foram passar férias e levaram o futebol para o sul do Estado. No início, o futebol despertou o interesse da população local com a sua prática sendo realizada num terreno próximo a enseada da antiga Fazenda Opaba, de propriedade de Raymundo Amaral Pacheco. Outros locais à beira-mar também era aproveitados para o bate bola.
Em 1935, durante a segunda gestão do Intendente Mário Pessoa, começou a construção de uma praça esportiva. O local, a Fazenda Boa Vista, era um charco, a poucos metros do mar de São Jorge dos Ilhéus.
Durante a apresentação do projeto do Dr. Valadares, Mário Pessoa decidiu fazer algo maior que o previsto: construir o primeiro grande palco de futebol da Bahia, o segundo maior estádio municipal do país perdendo somente para o Pacaembu.
O dia da inauguração do estádio foi em 28 de junho de 1940, com a presença do Interventor da Bahia, Landulfo Alves, com um torneio realizado entre os clubes Ypiranga e Bahia, de Salvador e o São Cristovão, de Itabuna. O estádio, que foi batizado com o nome de Estádio Municipal de Ilhéus, passou a chamar Mário Pessoa em 1952, em homenagem ao seu idealizador.
Na primeira partida, o Bahia derrotou o Ypiranga por 4 x 2, com o primeiro gol sendo marcado por Henriquinho. No dia seguinte o Bahia premiou a torcida local com uma goleada de 13 x 1 sobre o Fluminense, de Pontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário