30 de dezembro de 2011

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DA GRAÇA

No dia 15 de novembro de 1920 inaugurou-se oficialmente o Estádio da Graça, naquele tempo, tido como um dos melhores do Norte/Nordeste brasileiro. A utilização do estádio, todavia, se antecipou em três semanas à inauguração. O primeiro jogo na nova praça de esportes se verificou no dia 24 de outubro, quando o Fluminense goleou o Yankee por 6 x 0, em jogo válido pelo campeonato baiano. Abriu a contagem o ponta-esquerda Natalino, que foi, assim, o autor do primeiro gol no Estádio da Graça.
No dia da inauguração oficial, extensa foi a programação dos eventos, incluindo um desfile com atletas dos clubes filiados, números de ginástica sueca e luta romana e, finalmente, o grande jogo de inauguração, entre dois combinados, formados por jogadores que se destacavam no campeonato, ainda em andamento. O de camisas azuis formou com Astrolábio (Bahiano de Tênis), Santinho (Associação Atlética) e Juvenal (Internacional); Arruda (Associação Atlética), C. Araújo (Vitória) e Dionísio (Vitória); Climerinho, C. Costa (Bahiano de Tênis), João Tarquínio (Vitória), Liberato (Associação Atlética) e Revelação (Associação Atlética). O de camisas brancas foi assim formado: Demétrio (Fluminense), Carapicu (Fluminense) e Durval (Botafogo); Anísio Silva (Fluminense), Máximo e Neco (Fluminense); Francisco (Botafogo), Raul (Botafogo), Popó (Fluminense), Joaquim (Fluminense) e Satu (Fluminense). O resultado final foi a vitória dos azuis por 3 x 2.
Quatro dias depois, em homenagem ao Dia da Bandeira, dois novos combinados foram organizados para um jogo igualmente festivo. O combinado branco venceu o vermelho por 2 x 0, gols de Popó e Piedade.

Fonte: Almanaque Esportivo da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário