16 de dezembro de 2011

HISTÓRIAS DO FUTEBOL: LEÔNIDAS

Manoel Pereira nasceu no dia 3 de janeiro de 1927, em Biguaçu (SC). A partir dos oito anos de idade começou a jogar futebol no time infantil do Guarani, de Barreiros (São José-SC). "Pretinho, caneludo e magricela", segundo descreveu o jornal O Estado em 1946, o garoto arriscava fazer gols de bicicleta. Acabou recebendo o apelido de Leônidas.

Aos 12 anos ingressou no Flamengo do Estreito, em Florianópolis. Bom de bola, acabou indo para o Lauro Muller de Itajaí, onde aos 14 anos, sagrou-se vice-campeão da Associação Sportiva Vale do Itajaí em 1941.

A carreira de Leônidas alavancou e o jogador jogou no Caravana do Ar (Florianópolis), Ferroviário (Curitiba) e ficou famoso no América-RJ. Lá, o jornalista Sandro Moreira passou a chamá-lo de Leônidas da Selva, para não confundir com Leônidas da Silva.

Um lance histórico ficou marcado na carreira do atleta. O América jogava uma partida na Turquia, quando a bola estava caindo na área.  Leônidas tinha passado um pouco da jogada, mas não pensou duas vezes: ato contínuo plantou uma bananeira e, com isso, alcançou a bola com o calcanhar e ela foi parar na rede. Um gol de calcanhar feito de cabeça para baixo.

Leônidas da Selva era um atacante rompedor, que não gostava de receber passes milimétricos, já que tinha medo de se atrapalhar com a pelota. Preferia as bolas divididas para disputar com os zagueiros.

Fez parte daquele que é considerado o melhor ataque da história do América: Canário, Alarcon, Leônidas, Romeiro e Ferreira.

Vestiu por seis vezes a camisa do "scratch", onde enfrentou o Paraguai (duas vezes); Uruguai; Itália, Argentina e Tchecoslováquia. Fez um gol. Pelo América, obteve um vice-campeonato carioca, em 1955 e foi capa da revista “Esporte Ilustrado” (foto que ilustra este artigo)

Ele faleceu em 23 de abril de 1985 em Matinhos (PR). Nasceu e morreu pobre.

CLUBES
Guarani - 1936 (Barreiros - São José-SC)
Flamengo - 1940 (Estreito - Florianópolis-SC)
Lauro Muller - 1941 (Itajaí-SC)
Flamengo - 1943 (Estreito - Florianópolis-SC)
Ferroviário - 1944 (Curitiba-PR)
Caravana do Ar - 1945 (Florianópolis-SC)
Avaí - 1945 (Florianópolis) (1 gol)
América 1952 - 1959 (Rio de Janeiro-RJ)
Seleção Brasileira (1956) (1 gol)

Fontes: arquivos e pesquisa do autor / O Estado / hisbrasil.blogspot.com / Ivan Soter (Quando a Bola era redonda, 2008) / Esporte Ilustrado / Nilo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário