1 de dezembro de 2011

CURIOSIDADES DO FUTEBOL PARAIBANO

SPORT CLUB DE JOÃO PESSOA
Antes alvirubro, a partir de 1939 o Sport Club de João Pessoa passou a adotar a cor rubro-negra, seguindo o mesmo uniforme e escudo do Sport Club do Recife. O diferencial em relação ao representante pernambucano estava na disposição das faixas. No caso do Sport paraibano eram horizontais. O “Leão da Torre” também adotou, por força da lei, a denominação em português, passando a chamar-se Esporte Clube de João Pessoa, mudando o monograma para E.C.J.P.

BOTAFOGO
Em 1940, o Botafogo manteve o uniforme tricolor, seguindo o mesmo modelo do Santa Cruz, de Recife.

CAMPEONATO DE CAMPINA GRANDE
Concorrendo também ao Campeonato de Campina Grande, organizado pela Liga desta cidade, o Treze levantou o campeonato campinense no mesmo ano, conquistando assim dois títulos na mesma temporada.
Disputaram o campeonato, além do Treze, Ipiranga, Olímpico, Paulistano e Sete de Setembro.

FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SUBURBANA DE DESPORTOS
Foi fundada em 2 de abril de 1940 a Associação Suburbana de Desportos, a qual foi logo vinculada a Liga Desportiva Paraibana. A fundação da ASD teve lugar na sede da associação 2 de Setembro, quando foi aclamada a seguinte Diretoria: Presidente – Cleanto de Paiva Leite, Secretário – Sebastião Calisto e Tesoureiro – Paulo Ferreira da Silva. Compareceram à sessão de fundação os clubes Tietê, Mandacaru, Central Elétrica e Pytaguares.

TORNEIO INÍCIO
No dia 17 de abril foi realizado o Torneio Início da temporada oficial de 1940, com a participação dos clubes Palmeiras, Auto Esporte, Treze, Botafogo, Felipéia e Sport Club de João Pessoa, em disputa da Taça “Dolaport”, oferta da Cia. de Cimento Portland. O Botafogo conquistou o título de campeão do torneio, derrotando na partida final o Felipéia, por 1 x 0.

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO PRESIDENTE VARGAS
Treze x Ypiranga F. C., decidindo o título do Campeonato de Campina Grande de 1939, fizeram a primeira partida do Estádio Presidente Vargas, em 17 de março de 1940. Na ocasião as equipes empataram em 3 x 3, resultado que deu o título de campeão da cidade ao Treze.
Alcides, atleta do Ypiranga, foi o autor do primeiro gol do novo estádio. O primeiro jogador do Treze a balançar as redes do Presidente Vargas foi Aderson Eloy. Pedro Macaco e Genival marcaram os outros dois gols do Treze.
Jogou o Treze com Álvaro, Clodoaldo e Giló; Martelo, Pedro Macaco e Delorme; Clóvis, Aderson Eloy, Holanda, Genival e Mota.
A fita simbólica foi cortada pelo então Interventor Argemiro de Figueiredo, que também deu o pontapé inicial do encontro.

Fonte: A História do Futebol Paraibano

Nenhum comentário:

Postar um comentário