11 de dezembro de 2011

CAMPEONATO DE PELOTAS - 1917

A temporada de 1917 veio coroar finalmente o Grêmio Sportivo Brasil, com a conquista do seu primeiro título de campeão da cidade de Pelotas.

Para chegar ao título a equipe reforçou-se com a aquisição do uruguaio Pedro Rossel e mais a chegada de Ismael Alvariza, Jorge Farias e Waldomiro Victória, o popular Babá. O centro-avante uruguaio Antônio Brienza foi contratado pelo Pelotas, em substituição a Décio Viccari, que regressou para São Paulo.

Jogos do Brasil: 5 x 1 Ideal, 6 x 1 Pelotas (29.04.1917), 1 x 1 Rio Branco, 6 x 0 Guarany e 3 x 0 Colombo, novo filiado da Liga. Logo depois, era noticiado pelos jornais os afastamentos do Pelotas, do Ideal e do Rio Branco da Liga e do campeonato.
O Brasil derrotou o União em duas vezes seguidas (9 x 0 e 12 x 0), pelo campeonato. E no seu último jogo oficial, realizado a 7 de setembro, na data do seu 6º aniversário de fundação, o Brasil derrou o Guarany por 1 x 0, sagrando-se campeão da cidade pela primeira vez.

Formou o campeão nos seus últimos jogos com Franck, Nunes e Zabaleta; Floriano, Babá e Alvariza; Farias, Proença, Gerlach, Inácio e Darwin.

Fato de destaque naquele ano foi a inauguração dos novos melhoramentos no estádio do S. C. Pelotas. O campo de jogo foi totalmente remodelado, trocando, inclusive, a posição das traves.

Fonte: O Futebol em Pelotas 1901-1941

Nenhum comentário:

Postar um comentário