Em 1935, clubes e desportistas criaram a Associação Catarinense de Desportos (ACD). O primeiro campeonato, vencido pelo Caxias, teve a participação de sete equipes. No ano seguinte, mais uma competição vencida pelo Ypiranga de São Francisco do Sul.
Em 1937, a ACD filiou-se à Federação Catarinense de Desportos (atual FCF). Com isso, o campeonato perdeu o caráter estadual, passando a ser "Citadino ou Regional". O campeão da entidade ficava credenciado a disputar o Campeonato Estadual promovido pela Federação. Em 13 de janeiro de 1942, a entidade alterou sua denominação para Liga Joinvillense de Futebol.
Pesquisadores, historiadores e muitos órgãos de imprensa escrevem que "a FCF não reconhece" os títulos de 1935 e 1936 da ACD como Campeonato Estadual. Na verdade, Caxias e Ypiranga são realmente campeões de Santa Catarina, não havendo necessidade que a Federação reconheça nada. Os campeonatos não foram promovidos por ela.
Quando a FCD aceitou a filiação da ACD, em 1937, os dois campeonatos de 1935 e 1936 já estavam automaticamente reconhecidos pela Federação Brasileira de Desportos (onde a ACD estava filiada), entidade paralela a Confederação Brasileira de Desportos.
O fato é semelhante em muitos estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, onde duas entidades distintas promoviam seus próprios campeonatos estaduais. Hoje, todos (clubes, federações, torcedores e imprensa) aceitam estes títulos como estaduais, sem que a atual Federação seja obrigada a assinar um documento reconhecendo tais títulos.
Fonte: pesquisa do autor / documentos da ACD, A Notícia / O Estado / Diário da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário