18 de novembro de 2011

TORNEIO INÍCIO DE FLORIANÓPOLIS - 1924

O Torneio Início, que nas primeiras edições era chamado “Initium”, foi uma competição relâmpago, com jogos eliminatórios num único dia, promovida anualmente antes de cada campeonato.
Os clubes participantes aproveitavam a oportunidade para apresentar suas equipes às torcidas. Alguns itens das regras do futebol eram adaptados para permitir que a competição pudesse ser concluída em apenas um dia. Raramente era necessário uma nova data para completar o torneio.
As partidas tinham duração de 20 minutos, divididas em dois tempos de 10 minutos. Quase sempre a final era disputada em 30, 40 ou 60 minutos. Nos primeiros anos, os escanteios eram utilizados como critério de desempate caso não houve vencedor por gols. Com os passar dos anos,  foi substituído pela decisão dos pênaltis.
Para conhecer o vencedor de um jogo terminado empatado era realizada uma série de cobrança de três pênaltis para cada equipe. O detalhe é que um atleta de cada time todas responsável pelas cobranças.
O primeiro campeão do Torneio Início de Florianópolis foi o Figueirense em 1924, que possui a maior sequência de títulos: pentacampeão em 1947, 1948, 1949, 1950 e 1951 . Com 13 conquistas, o Avaí é o mais vezes campeão da competição.
Iniciamos uma série de dos torneios organizados pela Federação Catarinense de Futebol (FCF, na época FCD) e Liga Florianopolitana de Futebol (LFF). Em algumas edições, não foi possível descobrir, por falta de fonte, os resultados númericos das partidas. As principais fontes de consulta foram jornais, relatórios e resoluções da FCF e Liga.
TORNEIO INÍCIO DE 1924

Participantes
Avaí Futebol Clube
Clube Atlético Florianópolis
Externato Futebol Clube
Figueirense Futebol Clube
Internato Futebol Clube
Trabalhista Futebol Clube

Data: 31/5/1924
Local: Campo do Ginásio Catarinense

Avaí 5 x 1 Externato
Florianópolis 0 x 0 Internato
Figueirense 1 x 1 Trabalhista (3 x 1 escanteios)
Avaí 1 x 0 Florianópolis
Final
Figueirense 0 x 0 Avaí (1 x 0 na prorrogação)
Campeão: Figueirense
Vice-campeão: Avaí

Fontes: arquivos do autor, resoluções da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres (atual Federação Catarinense de Futebol), jornais O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário