25 de novembro de 2011

CAMPEONATO DE PELOTAS DE 1919

Os jogos do campeonato da cidade tiveram início com o encontro entre Brasil e Rio Branco, vencido pelo primeiro por 3 x 0. Na tarde de 4 de maio, o Brasil goleou o União por 8 x 0. O Ideal foi também vencido por 3 x 2. E no domingo, 1º de junho, jogaram Brasil e Pelotas. Para surpresa geral, aconteceu a goleada do Brasil sobre o Pelotas, por 5 x 0. Quatro mil pessoas, aproximadamente, assistiram ao jogo.
A decepção da diretoria do Pelotas foi tão grande que providenciaram logo a vinda de reforços, um deles do famoso goleiro paulista Tuffy Neugen.
O campeonato da cidade continuou no domingo seguinte ao amistoso contra a Seleção da Argentina, e o Brasil venceu o Guarany por 5 x 2, encerrando o primeiro turno.
O returno do campeonato teve início a 20 de julho, com a vitória do Brasil sobre o Rio Branco por 2 x 0.
No dia 31 do mesmo mês, surgiu na Liga o rumoroso caso Cabelli. É que o S. C. Pelotas havia incluído o jogador uruguaio Humberto Cabelli em sua equipe frente ao Guarany, sem condições de jogo. E a partida acabou anulada e Cabelli expulso do campeonato. Esse caso deu muito o que falar na época, com o Pelotas sendo também excluído da Liga.
Em 24 de agosto, voltando a jogar pelo campeonato, o Brasil goleou o União por 5 x 0. No dia 7 de setembro, o Brasil superou o Ideal por 1 x 0 e, jogando a sua última partida oficial em 1919, goleou o Guarany por 6 x 1, em 20 de setembro, sagrando-se assim tricampeão da cidade invicto.
Brasil: Franck, Nunes e Ary; Floriano, Rossel e Babá; Farias, Alberto, Proença, Inácio e Alvariza.

Fonte: O Futebol em Pelotas 1901-1941.

Nenhum comentário:

Postar um comentário